Jogo do Bicho logo

Cachorro vestido leão e mais bichos “improvisados” em zoológico na China

Cachorro com juba de leão

192 anos após o Barão Drummond ter tido uma ideia genial para salvar o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro da falência, o diretor do Zoológico de Luohe (China), que também enfrenta hoje um problema muito parecido, também decidiu usar a criatividade para contornar a situação. A diferença é que, a idéia do Barão Drummond deu origem a um dos jogos mais tradicionais e populares até hoje em todo o Brasil: o Jogo do Bicho. Já a ideia do diretor do Zoológico de Luohe deu origem... A uma farsa que virou piada viral na internet!

Os visitantes que resolvem visitar a jaula do leão africano, por exemplo, se deparam com uma surpresa: um cachorro com uma exuberante juba. Trata-se de um Mastife Tibetano, que pertence a um dos funcionários do zoológico. A farsa foi descoberta quando o suposto leão começou a latir, atraindo a atenção dos muitos visitantes daquela tarde.

De acordo com o jornal Beijin Youth Daily, o chefe do departamento de animais do zoológico confirmou que o estabelecimento tem sim um leão africano, mas que foi levado por uns dias a um criadouro, para cruzar.

“O zoológico está nos enganando!”, reclamou Liu, um visitante que pagou a taxa de 15 yuans (aproximadamente R$ 5) para entrar no zoológico.

Além disso, segundo informações dos visitantes, não é só o leão que foi improvisado. Também substituíram a cobra por dois roedores Coypu, colocaram uma raposa na jaula de um leopardo e outro cachorro na jaula do lobo.

“Isso não é engraçado. É triste para ambos, para o zoológico e para os animais”, disse um visitante. “Eles poderiam pelo menos ter colocado um Husky Siberiano na jaula do lobo”, brincou outro.

De acordo com o porta-voz do zoológico, Yu Hua, “O zoológico tem sido gerido por um pela iniciativa privada já faz alguns anos, e a renda anual para manter o parque é de apenas 100.000 yuans (R$ 30 mil)”.

"Muitos zoológicos chineses têm lutado para ganhar dinheiro nos últimos anos, depois de uma decisão do governo de que as mostras de animais devem acabar e que qualquer estabelecimento deste tipo eles deve operar sem fins lucrativos", relata o jornal Telegraph, do Reino Unido.

É realmente uma pena que o zoológico tenha que chegar a este ponto. E outra pena é que ninguém tenha tido a ideia de organizar um jogo para angariar fundos e salvar o zoológico de Luohe, como ocorreu no Rio de Janeiro 1892. Poderíamos ter visto um evento histórico: o nascimento do Jogo do Bicho Chinês!

↶ Voltar às notícias