Jogo do Bicho logo

O 13 é realmente o número do azar?

placa com número treze

Os números sempre tiveram um mistério bastante peculiar, que intrigam os seres humanas desde os primórdios da civilização e até mesmo antes do início da história antiga. Os números fazem parte de tudo ao nosso redor, desde o pôr-do-sol aos ciclos da lua, as mudança da estação, o fluxo e refluxo das marés, e os anéis de uma árvore. Hoje em dia, com milhares de loterias sendo sorteadas diariamente em todas as partes do mundo, os números continuam sendo atribuídos a histórias de sorte e de azar. É por isso que muitos apostadores do Jogo do Bicho, por exemplo, utilizam a numerologia como método principal para fazer sua aposta.

7 loterias, milhares de números

Curiosa sobre estes números que são sorteados pelo mundo, trazendo uma vida de fortuna àqueles que previram todos os números corretamente, uma loteria online resolveu investigar os números mais e menos sorteados em loterias de distintos países. Haverá mesmo um padrão de números da sorte e números do azar que atravessam as fronteiras internacionais? O velho e azarado “13” é mesmo o rei da urucubaca ou isso é somente uma crença popular?

Foram analisados dezenas de milhares de resultados de sete loterias internacionais, que sorteiam números entre 00 e 49: a Loteria Nacional do Reino Unido, loteria canadense 6/49, a espanhola La Primitiva Lotto, a Loteria Nacional Sul-Africana, a polonesa Lotto, a loteria alemã 6aus49 e Loteria Nacional da Grécia.

A verdade

Os números mais sorteados entre as loterias pesquisadas foram:

33, 6, 38, 40, 49 e 7

É curioso ver que o número 33 ocupou a primeira posição na pesquisa, sendo considerado o número mais sortudo de todos! Isso porque, na numerologia, o 33 é considerado o número “mestre”, juntamente com o 11 e o 22. Algumas razões para isso: Jesus Cristo e Alexandre, O Grande, morreram aos 33 anos, e Jesus realizou 33 milagres antes de morrer; a coluna vertebral humana tem 33 vértebras, e na escala Newton, 33 é a temperatura em que a água ferve; na Kaballah 33 é a representação numérica de "Amém" e no Islã as contas de oração são organizadas em conjuntos de 33. Coincidentemente, o número 7 que tem uma longa reputação na cultura ocidental de ser associado com boa sorte, é também um dos números mais sortudos.

Traduzindo os números acima ao Jogo do Bicho teríamos, respectivamente: Cobra, Águila, Coelho, Coelho, Galo, Águila.

Os número menos sorteados foram:

13, 28, 5, 21, 36 e 8

Aí está o dado mais curioso da pesquisa: de longe, o número mais azarado da loteria segundo os resultados analisados, foi ele mesmo, o número treze!

A base para a crença de que o treze é um número de azar está intimamente ligada às revoluções da própria Terra. Nossos ancestrais não tinham ferramentas astrológicas precisas que temos hoje para mapear a passagem do tempo e assim, erroneamente, acreditavam que havia treze meses em um ano, ao invés de doze. Treze é também o número de luas cheias que ocorrem em um ano, que ficou associado ao culto lunar, bruxaria e satanismo em grande parte da Europa. Rumores também indicam que há um 13º signo do Zodíaco, que representará o fim do mundo.

Além disso, uma série de eventos infelizes ao longo da história também fortaleceram a nossa aversão ao número treze:

  • Se presume que haviam treze apóstolos na Última Ceia, sendo o 13 º, Judas Iscariotes o grande traidor que entregou Jesus.
  • Na sexta-feira 13 de outubro de 1307 a Ordem dos Cavaleiros Templários foi presa, torturada e executada pelo rei da França.
  • No dia 13 de agosto e no dia 13 de novembro de 1970 houve recordes de monções na Ásia, causando a morte de mais de um milhão de pessoas na Índia e Bangladesh.
  • Na sexta-feira, 13 de outubro de 1972, o Vôo 571 da Força Aérea Uruguaia caiu na Cordilheira dos Andes, o que deu origem ao filme “Vivos” (“Alive”, original em inglês),
    estreado em 1993.
  • Apollo 13 foi a única missão mal sucedida para a lua. A trágica viagem ao espaço foi marcada por uma série de eventos desastrosos depois que um tanque de oxigênio explodiu.
  • Os dados da pesquisa, parecem corroborar a superstição de que o treze é um número do azar.

Sendo número de azar ou não, o treze continuará sendo um número bastante curioso, inclusive para os amantes do Jogo do Bicho: Grupo 13, Galo, é o segundo grupo que mais sai do 1º ao 5º prêmio, atrás somente do Gato, grupo 14! Além disso a dezena 13 já saiu 48 vezes entre os cinco primeiros prêmios nos últimos 12 meses, o que a coloca entre as dezenas com média frequência, e não baixa. Inclusive ela saiu no segundo prêmio do último sorteio Federal .

E agora, José, jogar ou não no treze?

↶ Voltar às notícias